A tradicional Festa de Yemanjá, uma das celebrações mais aguardadas do calendário cultural e religioso da Bahia, acontece no próximo domingo (2 de fevereiro), mas os preparativos e rituais começam já no sábado (1º).

Imagem: PMS
Acompanhe a programação:
Sábado (1º de fevereiro)
- 7h: Abertura do caramanchão ao lado da Colônia de Pescadores Z1, no Rio Vermelho. A partir desse momento, fiéis já podem depositar seus balaios e presentes para Yemanjá.
Domingo (2 de fevereiro)
- 2h30: Celebração a Oxum, orixá das águas doces, no Dique do Tororó.
- 5h: Alvorada de fogos marca a chegada do presente principal, que será levado ao Rio Vermelho pela Colônia de Pescadores.
- 15h30: Procissão marítima, onde o presente principal, acompanhado por cerca de 500 balaios de oferendas, é levado ao mar em embarcações.
- 18h: Encerramento oficial da parte religiosa.
- Até a noite: Festas, música e encontros prolongam as comemorações no bairro.
Celebração no Subúrbio de Salvador
Além do Rio Vermelho, o Subúrbio Ferroviário também terá homenagens à Rainha do Mar. A praia de Tubarão 2, em Paripe, recebe sua própria celebração a partir das 10h, com um barracão para oferendas. Às 15h, começa a concentração dos fiéis, e às 16h, o presente de Yemanjá será levado ao mar. O evento, organizado pela Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio (RREMAS) e por terreiros de candomblé e umbanda, chega ao seu segundo ano consecutivo e contará com feijoada gratuita.
A Festa de Yemanjá mistura fé, tradição e cultura, reunindo milhares de devotos, turistas e curiosos em uma das maiores manifestações religiosas do Brasil.