
Imagem: PMS
Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de Salvador deu continuidade ao programa Morar Melhor com a entrega de 101 casas reformadas em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Esta é a terceira vez que o programa beneficia o bairro, alcançando um total de 1.976 residências reformadas.
“O Morar Melhor é o programa que mais traz dignidade às pessoas nesta cidade. As famílias beneficiadas, muitas vezes, enfrentam dificuldades financeiras para pagar as contas do mês, quanto mais para realizar uma reforma. Essa iniciativa transforma a realidade daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, oferecendo mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
Acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão, o prefeito visitou a casa de uma das beneficiadas, a vendedora ambulante Jussara dos Santos Teixeira, de 31 anos. Mãe de dois filhos, Tifane, 8 anos, e Alef, 5 anos, Jussara vive na Rua da Gameleira desde o nascimento e comemorou as melhorias realizadas em seu lar.
Entre os serviços realizados em sua residência estão reboco, pintura, troca de piso, telhado, portas e janelas, além da ampliação da estrutura, com a inclusão de um quarto, cozinha e área de serviço. Sua casa se tornou uma referência no bairro.
“Minha casa agora é outra depois do Morar Melhor. O piso era apenas cimento, não tinha pintura. Nas madrugadas de chuva, a água caía sobre os meus filhos que estavam na cama. Eu perdi duas TVs, um guarda-roupa. A segurança também era um problema, a porta principal era apenas uma tábua”, relatou Jussara.
Ela contou que, com o intuito de realizar o sonho de ter um lar digno, chegou a usar o auxílio do Bolsa Família por meses para comprar material de construção. “Mas aí veio o Morar Melhor. Só tenho gratidão. Antes eu tinha vergonha de receber visitas, agora quero fazer churrasco, feijoada na lenha e reunir meus amigos”, disse, sorrindo.
Impacto social e qualidade de vida – O programa Morar Melhor é um dos principais marcos da administração municipal, não só promovendo melhorias habitacionais, mas também gerando impacto social. Além de revitalizar os imóveis, a iniciativa recupera a autoestima dos moradores, valoriza os bairros e impulsiona a economia local, gerando empregos durante as obras.
“Há nove anos, esse programa já beneficiou mais de 54 mil residências, transformando a vida das famílias sem que precisem mudar de endereço. A moradia é um espaço sagrado, onde descansamos e renovamos as energias. Poder contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas é uma experiência fantástica”, comentou o secretário Francisco Torreão.