• Início
  • /
  • Salvador
  • /
  • Oficina discute salvaguarda da Festa de Iemanjá e Semop promove capacitação para ambulantes

Oficina discute salvaguarda da Festa de Iemanjá e Semop promove capacitação para ambulantes

A preservação e organização das tradicionais festas populares de Salvador foram tema de eventos promovidos recentemente. A Associação de Terreiros da Bahia Egbé Axé, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), realizou a 6ª Oficina de Elaboração do Plano de Salvaguarda da Festa de Iemanjá. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) anunciou a capacitação obrigatória para ambulantes que atuarão na Festa de Iemanjá e no Carnaval.

Imagem: PMS

Plano de Salvaguarda da Festa de Iemanjá

A oficina ocorreu na última quarta-feira (24), na Paróquia de Sant’Ana, no Rio Vermelho, reunindo pescadores, representantes de terreiros de Candomblé e Umbanda, barraqueiros e moradores locais. O objetivo foi promover uma gestão colaborativa da maior manifestação pública do Candomblé na Bahia, reconhecida como patrimônio cultural de Salvador desde 2019.

De acordo com Mãe Diana D’Oxum, presidente da Associação Egbé Axé, o processo de salvaguarda é fruto de discussões amplas envolvendo a comunidade e os detentores da festa.

“Estamos resgatando e preservando nossos bens culturais. É um trabalho conjunto entre sociedade civil e poder público, garantindo que o patrimônio imaterial permaneça vivo para o nosso povo preto e para Salvador”, destacou Mãe Diana.

A iniciativa faz parte do projeto Ayó Gbogbo Axé, financiado pelo edital Salvador Cidade Patrimônio, que também contempla a elaboração de outros planos de salvaguarda, como o ofício dos carrinhos de café e dos mestres carpinteiros navais, além do Samba Junino.

Capacitação de Ambulantes

A Semop anunciou que os ambulantes credenciados para atuar na Festa de Iemanjá e no Carnaval deverão participar de um curso de capacitação na próxima terça-feira (28), no Wet’n Wild, na Avenida Paralela.

A formação incluirá orientações sobre vendas, atendimento ao cliente, boas práticas sanitárias e descarte de resíduos. Também serão abordadas normas específicas, como a proibição de garrafas de vidro e a venda exclusiva de produtos das marcas patrocinadoras autorizadas.

“Essa capacitação é essencial para garantir a segurança e organização das festas populares, além de proporcionar um atendimento de qualidade ao público e fortalecer a geração de renda para os trabalhadores”, afirmou o secretário da Semop, Alexandre Tinôco.

A participação é obrigatória e será dividida em dois turnos, conforme a inicial do nome dos ambulantes:

  • Nomes de A a J: das 8h às 12h
  • Nomes de L a Z: das 14h às 18h

O não comparecimento resultará na exclusão do credenciamento.

Fortalecimento das Tradições Culturais

A integração entre gestão pública, comunidades tradicionais e trabalhadores reforça o compromisso com a valorização e a organização das festas populares de Salvador. Essas ações representam um esforço conjunto para preservar o patrimônio cultural e oferecer experiências cada vez mais seguras e inclusivas para moradores e visitantes.

© Todos direitos reservados a Bahia e Região

© 2024 Created with Royal Elementor Addons

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.