• Início
  • /
  • Política
  • /
  • Nísia descobre pela imprensa que será exonerada e Lula sequer liga para avisá-la

Nísia descobre pela imprensa que será exonerada e Lula sequer liga para avisá-la

Ser o último a saber da própria demissão já é, por si só, um desrespeito. Mas ser informada pela imprensa, sem sequer receber uma ligação do presidente que a escolheu para o cargo, é ainda mais constrangedor. Foi exatamente o que aconteceu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que descobriu pelos jornais que perderá o posto.

Até o momento, o presidente Lula (PT) não fez qualquer contato com a ministra para comunicá-la oficialmente da decisão, tampouco algum de seus auxiliares próximos tomou a iniciativa. A conversa entre os dois deve acontecer apenas na terça-feira (25), sob o pretexto de discutir a nova vacina do Butantan contra a dengue — mas já se sabe que o real motivo será a exoneração.

O desfecho é ainda mais emblemático porque, até pouco tempo atrás, Lula defendia publicamente a permanência de Nísia, chegando a afirmar que “ela não era ministra do Brasil, mas sim sua ministra”. A mudança de postura do presidente veio após pressões do centrão, que ambiciona o controle do orçamento bilionário da Saúde, além de críticas e crises sanitárias que marcaram a gestão da ministra.

Apesar da situação humilhante, Nísia tem mantido a serenidade e segue confiante de que cumpriu bem seu papel no comando da pasta. Mas o episódio escancara uma dura realidade da política: lealdade e reconhecimento podem ser efêmeros, e muitas vezes, o aviso de demissão chega primeiro para os jornais do que para o próprio demitido.

© Todos direitos reservados a Bahia e Região

© 2024 Created with Royal Elementor Addons

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.