Com o objetivo de promover a educação patrimonial, incentivar a preservação e disseminar o conhecimento sobre os monumentos históricos que fazem parte da memória da cidade, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Gerência de Patrimônio Cultural (Gepac), lançou o Mapa Interativo dos Bens Tombados e em Processo de Tombamento. A ferramenta digital está disponível no site: fgm.salvador.ba.gov.br/mapa-interativo-ben.
O gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Vagner Rocha, destaca a funcionalidade do mapa:

“A plataforma permite que a população conheça os patrimônios de Salvador por meio de um mapa que indica a localização dos bens tombados e protegidos, suas áreas de proteção (poligonais), fotografias, descrição histórica, referência no livro de tombo e o decreto de tombamento.”
A ferramenta digital facilita a identificação de bens culturais tombados ou em processo de tombamento, fornecendo informações detalhadas sobre cada um deles. A lista completa de patrimônios pode ser consultada em: fgm.salvador.ba.gov.br/bens-tombados.
Patrimônios e Processos de Tombamento
Atualmente, Salvador conta com 40 bens tombados pela FGM, incluindo os famosos 19 painéis de Carybé e 13 balaustradas históricas. Além disso, sete processos de tombamento estão em andamento, entre eles obras do artista plástico Juarez Paraíso.
Educação Patrimonial e Valorização Cultural
A FGM desenvolve diversas iniciativas para reforçar a valorização do patrimônio cultural de Salvador. Um exemplo é o projeto Patrimônio É…, que promove rodas de conversa mensais sobre o tema desde 2017. A partir de 2022, o projeto tornou-se itinerante, alcançando novos públicos. Esses diálogos são registrados em revistas impressas e digitais, disponíveis no setor de publicações da FGM: fgm.salvador.ba.gov.br/publicacoes.
Outro destaque é o Circuito #Reconectar, que busca ampliar o entendimento sobre a preservação de monumentos históricos. Em 2024, o projeto realizou encontros formativos para professores da Secretaria Municipal de Educação e guias turísticos, além de doze visitas guiadas envolvendo mais de 300 estudantes da rede municipal. Os circuitos incluíram roteiros como Vila Primitiva, Centro Histórico e Dois de Julho.
Preservação e Educação de Mãos Dadas
A integração entre educação patrimonial e ações interativas reforça o compromisso da FGM com a preservação e divulgação dos bens culturais de Salvador. Por meio dessas iniciativas, a fundação aproxima a população de seu legado histórico, promovendo maior consciência e valorização da rica herança cultural da cidade.