O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, comemora nesta quinta-feira (9) seu oitavo aniversário, marcando uma trajetória de excelência no atendimento às mulheres de todos os 417 municípios da Bahia. Desde sua inauguração, em 2017, a unidade consolidou-se como referência estadual em serviços especializados e de alta resolução, oferecendo diagnóstico e tratamento nas áreas de oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, planejamento familiar, cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia plástica, reprodução humana e endometriose.
Imagem: Ascom/Sesau
O acolhimento e o cuidado humanizado são aspectos frequentemente destacados pelas pacientes, como é o caso de Maria Júlia, natural de Valença. “O acolhimento, tanto no Hospital quanto na Casa de Apoio, é maravilhoso. Fui muito bem recebida e tratada. Só quero agradecer e desejar muita paz e coisas boas para os próximos anos”, expressou Maria Júlia. Esse reconhecimento das pacientes é um reflexo dos 75 mil procedimentos cirúrgicos realizados e dos 4 milhões de exames e atendimentos médicos e multiprofissionais prestados.
Durante esses oito anos, o Hospital da Mulher obteve diversas certificações, como o nível pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Selo Estadual de Humanização. A unidade também foi agraciada com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados, recebeu o selo do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e o Selo Green Kitchen, uma iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam). Em setembro de 2024, o hospital ampliou seu Serviço de Oncologia, adicionando 78 novos leitos, totalizando 241 leitos.
A diretora geral do Hospital da Mulher, Avana Cavalcante, celebrou as conquistas da instituição: “Comemoramos com imenso orgulho os oito anos de história desta instituição, que, desde sua inauguração, tem se dedicado a cuidar da saúde das mulheres baianas com excelência e humanização. Tornamo-nos um pilar essencial para mulheres de todos os cantos da Bahia, oferecendo serviços especializados, acolhedores e de alta qualidade”, afirmou. “Seguiremos, com fé e determinação, aprimorando cada vez mais os nossos serviços”, concluiu.
O Serviço AME do hospital tem sido fundamental para atender, de 2017 a 2024, mais de 1.500 mulheres vítimas de violência sexual. Esse serviço, referência estadual, oferece acolhimento especializado e humanizado a mulheres cis e trans, homens trans e adolescentes do sexo feminino a partir de 12 anos. A equipe multiprofissional, composta por ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, está disponível 24 horas por dia para atender casos de abuso e violência sexual.
Em ensino e Pesquisa, o Hospital da Mulher também se destaca pela sua contribuição em ensino e pesquisa, com parcerias com o Ministério da Saúde, a Beneficência de São Paulo (BP) e a Sociedade Internacional de Mastologia. Em 2023, a unidade foi selecionada pelo Ministério da Saúde como um dos cinco principais hospitais do Brasil para o tratamento de endometriose.