• Início
  • /
  • Salvador
  • /
  • Exame aponta que ensino municipal de Salvador recuperou aprendizado e superou índices do pré-pandemia

Exame aponta que ensino municipal de Salvador recuperou aprendizado e superou índices do pré-pandemia

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

A Rede Municipal de Ensino alcançou o resultado de proficiência de 5.93 na prova do Programa Salvador Avalia (Prosa) de 2024, melhorando em 21% o índice de 2022, ano marcado pela retomada integral do segmento após a pandemia da covid-19, quando foi de 4.90. O resultado de proficiência indica uma recuperação na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos da capital baiana após os efeitos da emergência sanitária.

Além disso, o resultado do Prosa 2024 superou o índice de 2019, ano que antecedeu a pandemia do coronavírus, quando o índice foi de 5.79. Com isso, o ensino na rede municipal mostrou avanços também em relação aos níveis pré-pandêmicos. Esses resultados de proficiência são relativos ao 5º ano do Ensino Fundamental, um dos níveis de escolaridade que compõem a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29), durante o 1º Encontro Formativo para Gestores Escolares do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, no Centro de Formação Emília Ferreiro, no Costa Azul. Entre as principais atividades, o evento trouxe resultados de programas de avaliações externas, a exemplo do Prosa, da Alfabetização em Regime de Colaboração, Estados e Municípios (Parc) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Tendência – O Prosa foi criado pela Prefeitura de Salvador em 2013, com o objetivo de realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino na rede municipal. A avaliação ocorre três vezes ao ano, durante dois dias seguidos, no mesmo local e turno onde acontecem as aulas dos estudantes.

O exame é aplicado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), e segue a mesma metodologia das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um dos principais fatores para a aferição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No Prosa, o desempenho de todos os estudantes do Ensino Fundamental é aferido por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática, e dos estudantes do 4º, 5º, 8º e 9º ano em Ciências da Natureza.

A tendência é que o melhor rendimento no Prosa seja refletido no resultado do Saeb. Em 2023, por exemplo, o exame contratado pelo município apontou resultado de 5.50 para o 5º ano, enquanto o resultado no exame nacional foi de 5.46. O mesmo ocorreu em 2019, pré-pandemia, quando o Prosa aferiu um resultado 5.79, e o Saeb, 5.86.

© Todos direitos reservados a Bahia e Região

© 2024 Created with Royal Elementor Addons

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.