• Início
  • /
  • Política
  • /
  • Deputados americanos criticam decisão de Moraes de barrar Bolsonaro em posse de Trump

Deputados americanos criticam decisão de Moraes de barrar Bolsonaro em posse de Trump

Deputados republicanos do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos criticaram nesta quinta-feira (16) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu Jair Bolsonaro (PL) de comparecer à posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20).

Imagem JovemPan

Os parlamentares, aliados políticos de Trump e maioria no comitê, publicaram nas redes sociais uma mensagem em defesa do ex-presidente brasileiro. “Jair Bolsonaro é um amigo da América e um patriota. Ele deveria ser autorizado a participar da inauguração do presidente Trump”, afirmaram os congressistas.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, também reagiu à decisão de Moraes, reiterando suas críticas e defendendo o direito de seu pai participar do evento. Eduardo destacou que Bolsonaro retornou ao Brasil enquanto as investigações sobre os ataques de 8 de janeiro estavam em andamento.

Ele também afirmou que a decisão prejudica a imagem internacional do Brasil. “Impedir Jair Bolsonaro de encontrar Donald Trump, por meio de um juiz que é notoriamente inimigo pessoal do ex-presidente, coloca a credibilidade das autoridades brasileiras no mesmo nível das autoridades venezuelanas”, declarou.

A decisão do STF faz parte das restrições impostas a Bolsonaro no âmbito de investigações em curso, incluindo aquelas relacionadas aos atos golpistas no início do ano. A medida gerou reações tanto no Brasil quanto no exterior, alimentando o debate sobre o impacto político e diplomático do caso.

© Todos direitos reservados a Bahia e Região

© 2024 Created with Royal Elementor Addons

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.