A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), está prestes a se tornar sede de uma nova fábrica de vidro solar no estado. O tema foi discutido nesta quarta-feira, 22, entre o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e o prefeito Luís Caetano (PT).

O encontro, que também contou com a presença do vice-presidente da CBPM, Carlos Borel, abordou a instalação de indústrias canadenses, tema que já vinha sendo debatido desde dezembro de 2023.
A Prefeitura de Camaçari se comprometeu a encontrar uma área adequada no município para a implantação das fábricas, conforme informações da estatal.
A Homerun Brasil, subsidiária da canadense Homerun Resources Inc., planeja investir R$ 1,2 bilhão na construção da fábrica de vidro solar em Camaçari, o que deve gerar cerca de 1.504 empregos. Além disso, a mineradora estuda a possibilidade de instalar uma fábrica de baterias de sílica para armazenamento de energia, fortalecendo o compromisso com soluções sustentáveis e inovadoras.