• Início
  • /
  • Economia
  • /
  • Brasileiros adotam estratégias da hiperinflação para lidar com alta de preços

Brasileiros adotam estratégias da hiperinflação para lidar com alta de preços

Diante da escalada dos preços dos alimentos, consumidores brasileiros têm utilizado estratégias que remetem à época da hiperinflação para economizar nas compras. A rápida disseminação de informações pela internet e a busca por melhor custo-benefício têm levado à diversificação dos locais de compra e ao redimensionamento das embalagens.

Pesquisas apontam que o consumo está mais racional, com consumidores frequentando atacarejos, supermercados e hipermercados simultaneamente, além de alternarem entre marcas caras e baratas conforme a relação custo-benefício. A venda de alimentos em atacarejos cresceu 4,7 pontos percentuais, enquanto o valor médio das compras nesses estabelecimentos subiu 31,8%.

Indústrias também reagem ao cenário, ajustando o tamanho das embalagens para manter vendas sem repassar integralmente os custos. Além disso, pesquisas indicam uma desaceleração no ritmo de alta dos alimentos, com quedas nos preços da cesta básica em algumas capitais e uma inflação menor no setor de supermercados nos últimos meses.

© Todos direitos reservados a Bahia e Região

© 2024 Created with Royal Elementor Addons

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.