Usuários de diversas instituições financeiras enfrentaram dificuldades para realizar transações via Pix nesta quinta-feira (13). Clientes de Nubank, Itaú, Santander e C6 Bank relataram problemas nas redes sociais, apontando falhas no sistema de pagamentos instantâneos.
O site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, registrou 3.887 reclamações sobre o Pix por volta das 9h05.
O Banco Central (BC) foi procurado, mas não explicou as razões da instabilidade até a publicação desta matéria.
Na sexta-feira passada (7), o sistema já havia apresentado falhas. Na ocasião, o BC alegou que alguns participantes tiveram dificuldades de acesso devido a problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional.

O C6 Bank confirmou a instabilidade nesta manhã, mas afirmou que o serviço já foi normalizado.
O Pix é atualmente o sistema de pagamento mais popular do Brasil. No entanto, em janeiro, registrou uma redução no uso após a divulgação de informações falsas nas redes sociais sobre uma nova regra da Receita Federal.
Desde 3 de fevereiro, o sistema passou a permitir o pagamento de boletos via Pix, na modalidade chamada “boleto dinâmico”, onde o documento pode ser quitado por meio de um QR Code.