O jornalismo esportivo brasileiro perdeu uma de suas vozes mais emblemáticas neste domingo (19). Léo Batista, nome artístico de João Baptista Belinaso Neto, faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro, após complicações de saúde decorrentes de um tumor no pâncreas. O jornalista estava internado no Hospital Rios D’Or, em Jacarepaguá, desde o dia 17 de janeiro.

Com mais de sete décadas de carreira, Léo Batista foi um pioneiro e uma referência na comunicação esportiva no Brasil. Nascido em 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis, São Paulo, iniciou sua trajetória ainda jovem em serviços de alto-falantes, até se consagrar no rádio e na televisão.
Léo ingressou na TV Globo em 1970, durante a cobertura da Copa do Mundo no México, e se tornou um dos rostos mais conhecidos do esporte na emissora, apresentando programas como *Globo Esporte, *Esporte Espetacular e o Jornal Hoje. Ao longo de sua carreira, cobriu 13 Copas do Mundo e diversos Jogos Olímpicos, deixando um legado inigualável no jornalismo esportivo brasileiro.